quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TAREFA FINAL – RELATO COMENTADO - Texto 2


“ PODEMOS CONHECER O UNIVERSO? REFLEXÕES SOBRE UM GRÂO DE SAL”
(Carl Sagan)

Será (ia) possível conhecer o universo a nossa volta?
Até que ponto?
O texto convida à reflexão e induz à conclusão negativa.
Não se trata de um texto “negativista” e não coloca em xeque valores existenciais, apenas cita com profundidade fatos que levaram o leitor a repensar conceitos.
É preciso buscar realmente a mudança conceitual e praticá-la de forma a aperfeiçoá-la. Penetrar no âmago das coisas da existência. Experimentar sensações que só o ser humano, “pode” ou poderá. Considerando que somos espécies inteligentes e que na capacidade cognitiva usada em média não passa de 4%.
Ao direcionar a análise da composição do grão de sal, o antes revela “o infinito...” – Como isso se dá?Sendo o micrograma de sal, um cristal que, em sua estrutura perfeita mantém a disposição de cada átomo de sódio e cloro na molécula de forma predeterminada temos com exatidão a prova da “infinidade” do universo. Tal afirmação é possível pois se continuarmos a análise veremos fileiras de átomos ordenados na imensidão deste mundo cristalino contido em um micrograma de sal. Aqui se encerra a noção de universo infinito, cientificamente provado e fundamentado justificando a resposta dada no segundo parágrafo.
Por outro lado se retornamos a análise considerando que muitas “coisas” são bastante conhecidas e que a mente humana é capaz de explorar, descobrir e conceber infinitamente será possível concluir que viver em mundo cognoscível é o ideal pois o ser humano ou a mente humana jamais se tornará estático, apenas se manterá oscilando entre restrições e possibilidades.

Nenhum comentário: