quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Avaliação Final - Análise de uma proposta de Leitura e Escrita


Leitura de texto

TÍTULO DA FÁBULA: A FORMIGA E A POMBA
AUTOR: ESOPO

UMA FORMIGA FOI À MARGEM DO RIO PARA BEBER ÁGUA E, SENDO
ARRASTADA PELA FORTE CORRENTEZA, ESTAVA PRESTES A SE AFOGAR.
UMA POMBA QUE ESTAVA NUMA ÁRVORE SOBRE A ÁGUA, ARRANCOU
UMA FOLHA E A DEIXOU CAIR NA CORRENTEZA PERTO DELA. A FORMIGA
SUBIU NA FOLHA E FLUTUOU EM SEGURANÇA ATÉ A MARGEM.
POUCO TEMPO DEPOIS, UM CAÇADOR DE PÁSSAROS VEIO POR BAIXO DA
ÁRVORE E SE PREPARAVA PARA COLOCAR VARAS COM VISGO PERTO DA
POMBA QUE REPOUSAVA NOS GALHOS ALHEIA AO PERIGO.
A FORMIGA, PERCEBENDO SUA INTENÇÃO, DEU-LHE UMA FERROADA NO
PÉ. ELE REPENTINAMENTE DEIXOU CAIR SUA ARMADILHA E, ISSO DEU CHANCE PARA QUE A POMBA VOASSE PARA LONGE A SALVO.

Procedimentos didáticos – Aividade antes da leitura.Levantamento de hipóteses.
1) Anunciar que vai ler uma fábula.
O/a professor/a deverá criar expectativas nos/as alunos/as com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:

2) Sabem o que é uma fábula? Explicar as características do texto escolhido.
- Para que serve o tipo de texto que vamos ler? Onde pode ser encontrado?
Registrar na lousa as suas respostas e fazer a comparação no final do trabalho.

- Qual o título? Quem é o autor?
-Ao ler o título, levante hipóteses sobre o conteúdo do texto.
-Escreva suas idéias ou opiniões sobre os possíveis acontecimentos
-Leia o texto para responder as próximas questões
.
Checagem das hipóteses:

Quem são os personagens? Onde aconteceu a história? Qual a moral da história?
Faça uma observação(escreva) sobre o que aconteceria com a pomba caso ela não tivesse cometido uma boa ação.

Objetivo: ativar os conhecimentos prévios dos/as alunos deixar que eles/as manifestem suas idéias e criem suas hipóteses.
As fábulas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição oral, muitos contos foram recebendo novos elementos, fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões). São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranqüilidade inicial. (O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos, duendes, gigantes etc.). A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranqüilidade.


Os contos, lendas e fábulas são antigas expressões da cultura que se eternizaram graças à tradição oral, passada de uma geração para outra. São narrativas que despertam o gosto pela leitura, estimulam a imaginação e povoam a mente de idéias, pessoas, lugares, acontecimentos, desejos, sonhos…

Habilidades (Des) envolvidas
. Demonstração de conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos. Analise de textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).
Utilização diferentes estratégias de leitura: antecipação, interferência, seleção e verificação.
.Valorização dos clássicos da literatura infantil e seus criadores.
.Conhecimento das estruturas dos textos narrativos, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita.
.Ampliação do vocabulário dos alunos, favorecendo a aquisição de conhecimento sistemático.
.Estabelecimento de vínculo prazeroso com a leitura e escrita, assim como desenvolvimento da linguagem oral.

Mobilização de estratégias cognitivas de leitura que permitam descobrir o que está escrito na linha e nas entrelinhas, implícito e explícito.

Objetivo: antecipar os fatos relativos à leitura com base no titulo; deixar que eles/as manifestem suas idéias e criem suas hipóteses, ainda que ajudado pelo/a professor/a.
- O que a pomba vai fazer? - Qual será a atitude da formiga?
Habilidade: utilizar diferentes estratégias de leitura..
Ao terminar a leitura, retomar ao que os/as alfabetizando/as inferiram sobre o texto no início do processo, onde eles/as imaginaram que iria acontecer.
TÍTULO DA FÁBULA: A FORMIGA E A POMBA
Trabalhando com habilidades
. Solicitar aos aluno que recontem a fábula, coletivamente.
Habilidade: Narrar acontecimentos e histórias deixando claro onde, quando e como aconteceu.
Habilidade: Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de
. Fazer a reescrita coletiva do texto. Pedir aos alunos que escrevam o texto em seus cadernos.
. Solicitar a revisão do texto. Na segunda parte, o/a professor/a fará as devidas correções, levando o aluno a analisar e refletir sobre a escrita das palavras, organização e estrutura do texto.

Considerações gerais sobre a proposta de leitura:

Pode-se observar nesta proposta que a partir dos procedimentos didáticos escolhidos, o (a) aluno (a) estará mobilizando capacidades de localização de informações implícita e explícitas no momento em que o (a) Professor (a) pede por exemplo, respectivamente:“ qual é a moral da história?” e “ Qual é o título?”. O aluno estará sujeito a estabelecer relações entre informações presentes no texto quando deve escrever sobre a possibilidade de a pomba não ter ajudado a formiga. Ao identificar o fundo moral da fábula o aluno está contemplando a habilidade de identificar a finalidade do texto. Levados por suas observações, os alunos logo se lembram de outras fábulas e neste momento estão estabelecendo relações entre este texto e outros. No momento que concluem que realmente é preciso ajudar o outro quando este está em perigo ou necessitando de ajuda/atenção, os alunos estão estabelecendo relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico alem da habilidade de posicionar-se sobre os fatos narrados.

Postado por: Ismênia Flávia Berceline Ferrari

Um comentário:

Tamara disse...

Professoras, parabéns pelo capricho e dedicação no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos. Além dos textos, as imagens inseridas mostraram-se muito significativas. Abs, Cid e Tamar.