sábado, 24 de novembro de 2007

Avaliação

AVALIAÇÃO DO MÓDULO I

Os objetivos desta primeira unidade foram contemplados ao longo das semanas (aulas), visto que as atividades foram desenvolvidas em duplas (grupos) no horário específico e compartilhadas experiência via Web, oportunidades ricas e produtivas. Vale dizer que
Os blogs estão “lindos, criativos, alegres e o bom humor está presente em todas as produções”.
Na Web é possível entrar em contato com uma infinidade de possibilidades que nós resolvemos chamar de “momentos de descobertas...”, este ambiente é incrível.
Podemos dizer que há “seriedade e compromisso” sendo que simultaneamente “tudo é muito solto“, existe a liberdade de criação. É assim que analisamos apesar de tratar-se de um curso e estar condicionado a normas.
Falando sério, sobre os gêneros, vemos cada momento como “único”, há tempo para dedicarmo-nos aos “detalhes”. Não é sempre que um curso possibilita o estudo do gênero e suas esferas envolvendo profissionais de diferentes áreas de atuação. Isto é raro e oportuno considerando os relatos dos participantes (cursistas) em determinados momentos.
As mudanças principais, percebidas até agora, a nosso ver, é que está sendo possível estudar e diferenciar as competências de leitura e escrita de forma, diríamos até que “particular”.
Podemos somar ainda a valorização e a importância dispensada ao ensino da leitura, escrita e interpretação independente da área de atuação do profissional e ainda a apropriação das teorias por parte dos gestores. (Todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem precisam estudar...).
Queremos ressaltar que essa “junção” é inédita e indispensável para o processo educacional.
As atividades de leitura e escrita estão melhorando devido ao amadurecimento das teorias estudadas bem como a implementação de ações ou práticas cotidianas no ambiente escolar. Como exemplos de ações podemos citar as inovações advindas do EMR possibilitando em todas as áreas o exercício das capacidades de leitura, interpretação e produção de texto, o uso dos recursos tecnológicos e Web além das seqüências didáticas. É possível dizer que dentre outros fatores estamos sentindo, identificando já o retorno destas ações, considerando as reações dos alunos demonstrando autonomia. Podemos afirmar que estão trilhando o caminho do protagonismo no seu processo de aprendizagem. Essa é a nossa recompensa.


Cursista: Ismênia

Um comentário:

Tamara disse...

Ismênia, parabéns pela dedicação e esmero no desenvolvimento e finalização das atividades do curso. Abs, Cid e Tamar.