ESCRITA-Na proposta A - Podemos dizer que as instruções desta proposta não fernecem "roteiro", orientações, não há compromisso com "associação de outros textos para enriquecer "o trabalho do aluno", portanto não há possibilidade de ampliar os horizontes...
A proposta pede para fazer rascunho com finalidade "apenas de evitar erros ortográficos ou borrões...( esta é uma afirmação baseada naquilo que está implícito nas comandas).
Não há objetivo de exploração na elaboração e não há preocupação com "como fazer/ elaborar".
A proposta autoriza até uma cópia, assim o universo de atuação do aluno fica restrito e a situação muito cômoda.
Não desperta a responsabilidade do aluno em "escrever para ser lido/apreciado por alguém".
É um texto que serve só para análise do professor/avaliação.
Na Proposta B- Ocorreu em primeiro lugar a contextualização, a comanda apresente elementos e depois solicita " Ação /Produção/Resolução.
Foi feita uma divisão em Subtemas.
Foi feita uma divisão em grupos- para que se aprofundassem nos temas.
Ficou claro o gênero, pediu-se um relato histórico comentado- falar sobre e comentar. Não apenas elencar dados.
No final o aluno apresenta para classe e ainda ficou claro que a atividade continuaria em uma outra situação.
Socialização entre os alunos , vale dizer que, devido a participação da comunidade, durante as entrevistas, conceitos diferente aparecem no seminário na fala do aluno.
São as comandas do professor que
direcionam a pesquisa.
Faltou apenas a preocupação com a ortografia, na valorização do uso do rascunho, por exemplo.
Postado por: Dina e Leonilda/Sirley e Ismênia
Nenhum comentário:
Postar um comentário